sexta-feira, 30 de março de 2012


 O objetivo deste trabalho é  discutir algumas concepções e representações sobre o ensino dos números racionais, em especial, na sua representação fracionária, nas séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, nós alunos do curso de Licenciatura em Matemática à distância pensando em como contribuir para o ensino das frações é que elaboramos este vídeo que será de fundamental importância para os alunos do 4º ao 7º ano.                               




domingo, 11 de março de 2012



MOSAICO

Idade: a partir de 6 anos

Descrição: A beleza dos desenhos mostrado pelos artistas e decoradores da cultura islâmica em obras de arte e arquitetura é muitas vezes feito de pedaços de ladrilhos incrustados em uma superfície plana. Esta forma de incrustação é chamada de mosaico e a partir de estruturas simples pode produzir dezenas de diferentes padrões simétricos, estimulando o senso estético e a familiarização com as formas geométricas.




PENTAMINÓS

Idade: a partir de 8 anos

Descrição: Este é um típico representante da Geometria Plana e sem dúvida um de seus mais intrigantes desafios, pois sua solução é bastante interessante devido ao número de possibilidades de fazê-lo, totalizando nada menos que 2339 soluções diferentes. Pentaminos foi criado pelo americano Salomon W. Golomb em 1953.








CUBO SOMA

Idade: a partir de 6 anos

Descrição: O Cubo - Soma deve sua origem ao dinamarquês Piet Hein, matemático e poeta. O próprio Piet teve uma vida interessante: durante a invasão alemã, iniciada em 1940, durante a 2ª Guerra, ele fez parte do movimento de resistência da Dinamarca, tendo se tornado um herói de guerra.







TORRE DE NARA

Idade: a partir de 7 anos

Descrição: A Torre de Nara é um jogo bastante atraente. Trata-se de quatro hastes unidas em sua base e de várias peças parecidas com as do cubo soma, que devem ser encaixadas na base, um bom jogo tridimensional, nível difícil. Bom para ser usados com adolescentes.






PENTALFA

Idade: a partir de 8 anos

Descrição: Este é um jogo que talvez deva sua origem ao grande Arquimedes, de Siracusa, um dos maiores gênios de todos os tempos. Na antiguidade foi utilizado como um dos testes para aprovar os novos alunos em algumas das Academias Gregas, sendo até hoje é um jogo bastante popular na ilha de Creta. Sua proposta é elegante e proporciona um desafio de qualidade devido à dificuldade em realizá-lo, que de forma alguma transparece nas regras.

Constituído de um tabuleiro em forma de pentagrama e doze peças. Joga-se um jogador por vez e tem por finalidade conseguir preencher o tabuleiro com nove peças, restando apenas uma casa vazia. (Ver regras que acompanham o jogo).





HEXAGON

Idade: a partir de 8 anos

Descrição: Este jogo brinca com nossa capacidade de associação, estimulando a percepção visual, a partir da composição lógica e espacial das peças em muitas diferentes soluções.




SHISIMA

Idade: a partir de 6 anos



Descrição: As crianças da parte ocidental do Quênia, um país do leste africano, jogam este jogo de três alinhados chamado Shisima, que em sua língua natal significa “extensão de água”. Eles chamam as peças de imbalavali ou pulgas d’água, que são insetos muito rápidos. É com esta mesma agilidade que os bons jogadores movimentam suas peças. (Regras acompanham o jogo)








OTHELLO



Idade: a partir de 8 anos

Descrição: Este jogo teria aparecido por volta de 1880, em Londres, de origem desconhecida. Porém em 1968, Goro Hasegawa criou o que seriam as regras modernas, passando a chamá-lo de "Othello", e registrou esta versão. Citam-se alguns outros jogos com regras parecidas: entre eles este Reversi elaborado por Lewis Waterman, que era jogado sobre um tabuleiro de 8x8 quadrados que é, ao que parece, o tabuleiro que hoje sobrevive. (Regras acompanham o jogo)









NIM



Jogo de estratégia rápido e inteligente.

Idade: a partir de 8 anos

Descrição: Este é um brinquedo popular para dois jogadores, derivado de um jogo de apostas muito antigo, o Fan Tan chinês. Baseado em princípios de antecipação e estratégia. O NIM é um autêntico representante dos jogos de "boteco", jogado originalmente com palitos. Sua estrutura lógica é formidável, dada a sImplicidade das regRas e proporciona um embate intelectual verdadeiro. (Regras acompanham o jogo)

Acesse o site:

http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/jogos_em_madeira.htm














CILADA

Jogo de estratégia que tanto crianças  como adolescentes gostam muito.

Idade: a partir de 6 anos

Descrição: Conta a história que durante a guerra franco-prussiana houve uma nevasca gigantesca e assim os exércitos inimigos ficaram separados sem poder dar continuidade à luta. Foi aí que os soldados franceses criaram esse passa-tempo para se distrair nos intervalos entre os combates, posteriormente a dinâmica do jogo foi utilizada como base para uma certa linha de pesquisa que culminou com um prêmio Nobel de economia dado ao matemático John Nash. (Regras acompanham o jogo).












CURRAL

Este é um jogo que tanto crianças  como adolescentes adoram e se divertem muito. É um jogo de estratégia que ajuda desenvolver também a concentração.

Idade: a partir de 6 anos

Descrição: Este é um genuíno jogo abstrato de estratégia que possui regras muito simples, e pode ser jogado por crianças e adultos. Cada partida dura em torno de 10 minutos e permite uma série de movimentos estratégicos cruciais que levam a uma excitante corrida no final. (Regras acompanham o jogo)




MANCALA

Excelente jogo para quem deseja   trabalhar o raciocínio lógico, planejamento, antecipação, concentração.

Idade: a partir de 7 anos

Descrição: A palavra mancala origina-se do árabe e significa mover. A sua origem mais provável é o Egito e a partir do Vale do Nilo, teriam se expandido para o restante do continente, sendo o jogo associado a ritos mágicos e sagrados. O mancala não é um jogo de sorte, mas exclusivamente voltado para o raciocínio lógico. A distribuição das sementes a cada jogada está relacionada com os conceitos de tempo e espaço e quanto melhor um jogador define a seqüência de movimentos, maior o aproveitamento de uma jogada.

O material é constituído de 36 sementes e de um tabuleiro retangular contendo 14 cavidades, sendo duas fileiras de 6 casas cada uma e duas maiores que servem de reservatório (oásis). Jogo de estratégia para dois jogadores tendo como finalidade colocar o maior número de sementes no seu oásis, quem conseguir é o vencedor. (Sugestão: use sementes de feijão branco). (Regras acompanham o jogo).
Para jogar acesser o site:

http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/jogos_em_madeira.htm

FARAÓ

Idade: a partir de 7 anos

Descrição: Este é um passatempo moderno que vai cativar sua inteligência. Um excelente jogo de estratégia reconhecido pela Mensa International. O objetivo do jogo é construir uma pirâmide empilhando as 30 esferas. O vencedor é o jogador que puder manter o maior número de esferas em sua área da reserva durante o jogo, colocando a última esfera do topo.

Para acessar:



RUÍNAS

Idade: a partir de 8 anos

Descrição: Há mais de 500 anos o povo Inca elaborou gigantescas obras arquitetônicas, por vezes verdadeiras cidades utilizando imensas massas sólidas de rocha, algumas pesando algo como 200 toneladas, transportadas montanha acima ainda não se sabe como. Os construtores Incas cortaram estes blocos maciços de forma tão precisa que não necessitavam de cimento para uni-los. Este jogos se baseia na arquitetura Quechua para produzir um verdadeiro desafio de lógica na terceira dimensão.





RESTA 1 ou SOLITÁRIO





Resta 1 ou solitário



Este é um jogo bastante utilizado em clínicas ajudando a desenvolver antecipação, planejamento, concentração, domínio espacial, raciocínio lógico.



Idade: a partir de 6 anos



Descrição: O jogo Resta 1 ou Solitário é conhecido em todo o mundo e há diversas histórias sobre sua origem. Consta no dicionário de jogos que Ovídio, poeta da antiguidade, já mencionava um jogo de paciência semelhante ao Solitário. Em outro registro existente, uma carta de 1716, o filósofo e matemático Liebniz exaltava as virtudes desse passatempo, recomendando-o como uma boa forma de exercitar o raciocínio.
Consta de um tabuleiro com cavidades, 36 peças para ocupar as cavidades e é jogado por uma pessoa de cada vez. Tem como finalidade ir comendo as peças até que se reste apenas uma peça. (Regras acompanham o jogo)



Para acessar o jogo:
http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/jogos_em_madeira.htm